free website design templates

FOGO CONTROLADO

"O fogo é um bom criado mas um mau patrão". Este ancestral provérbio finlandês exprime bem a dualidade da relação do Homem com o fogo, uma útil ferramenta ou um agente de catástrofe.

O Fogo controlado é uma importante ferramenta da Silvicultura Preventiva, que consiste no uso do fogo sob condições, normas e procedimentos previamente definidos no Plano de Fogo Controlado

Esta ferramenta permite a menores custos, em comparação com as outras técnicas de gestão da vegetação, alcançar diversos objectivos: silvícolas, silvopastoris, cinegéticos e ecológicos. Surge com relevante importância para a prevenção de incêndios, diminuindo a área percorrida anualmente por estes com a manutenção de cargas de combustíveis florestais abaixo de níveis críticos. A utilização desta técnica de gestão de combustíveis é executada sob responsabilidade de um técnico credenciado pela Autoridade Florestal Nacional.

Potencialidades

1

Aplicações silvícolas

2

Gestão de habitats

3

Prevenção de incêndios

4

Vantagens económicas

Planos de fogo controlado

A Associação Florestal é a entidade proponente de três planos de fogo controlado na sua área de intervenção, que se encontram em execução, abrangendo uma área de cerca de 1 600 hectáres, através da gestão com o fogo controlado.

1

PFC de Montedeiras

Concelho: Marco de Canaveses
Área (ha): 167,91

2

PFC Serra da Aboboreira

Concelho: Amarante, Baião e Marco de Canaveses
Área (ha): 345,80

3

PFC Serra de Montemuro

Concelho: Cinfães 
Área (ha): 1 129,91

Parceiros

A implementação destes planos é efetuada em parceria com as seguintes entidades

Copyright 2021 © Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega